janeiro 25, 2012

Dança do Ventre emagrece?

Tadinha da Dança do Ventre!
Tanto se espera dela.
Que salve casamentos,que desperte sensualidade,que resgate a auto-estima ,que regule o ciclo menstrual...que emagreça!
Tantos mitos,expectativas.E quantos "produtos" são vendidos para alimentar e estimular isso.
Tem momentos em que vejo propaganda de escola,matérias sobre Dança e me parece comercial da Polishop ,sabe? Só falta falar assim : "e não é só isso,você fazendo a power aula de bellydançation vc leva também mais um kit de blábláblá".
Pode parecer contraditório ,eu falando isso,afinal de contas ,essa era eu antes da Dança :





Quando mostro essas fotos para as pessoas,a reação é sempre a mesma : "Nossa,você emagreceu taaanto,por causa da Dança do Ventre?" E a resposta é : não.
Todos sabemos que o emagrecimento é proporcionalmente ligado ao que ingerimos X o que gastamos.
Se ingerimos mais do que o gasto,engordamos.Se ingerimos menos,emagrecemos.Simples assim
Partindo dese principio,emagrecer é a coisa mais fácil do mundo.Mas aí é que está.O corpo tem seu próprio tempo para responder e na maioria das vezes esse tempo é infinitamente lento diante de nossa urgência.
Eliminar um quilo,dois...um mês de reeducação alimentar resolve (estou falando de casos em que a"comilança é o motivo de sobrepeso,consulte seu médico,pois não sou endocrinologista,rs).
Mas ,imagine você precisar eliminar mais de trinta,quarenta quilos?
É dieta pra muito tempo.Para uma vida inteira ,se bobear.
E esse ,era meu caso.E você vai,fica uma semana disciplinada,não obtem resultado ,simplesmente o corpo não responde!Como continuar,como manter a determinação?Como da tempo ao tempo para que a equação matemática que é o emagrecimento ,se manifeste em seu próprio corpo?
Foi nessa época que busquei a Dança do Ventre.Não para emagrecer,mas para buscar um caminho que me possibilitasse renovação.Sem saber,comprei o kit polishop.
E conforme me via imersa nesse mundo mágico , fui me aceitando,me olhando no espelho ,me superando e tendo mais determinação para lidar com as coisas,de um modo geral,e claro refletiu na maneira de me conduzir perante o processo de emagrecimento.
E assim foi,devagar ,quilo após quilo.Não tomei remédios,porque já sou doida,se tomar esses tarjas pretas aí,vixi,segura!Não fiz cirurgia ,porque acho simplesmente uma aberração.A própria medicina não tem como dar garantias ou avaliar de fato o que está envolvido nesse ato de mutilação ,e pode ter certeza que muita coisa está por vir a tona nesse sentido.
Emagreci porque fiz dieta.Só isso.
Me mantive na dieta com determinação ,porque canalizei em algo que me fazia bem,que me dava gosto,realização,que me colocava em contato com coisas que amo ,música,arte.
Poderia ter mergulhado na Yoga.Ter virado Evangélica. Fazer cinco faculdades.Casado.Me inscrito como voluntária na Africa.... Enfim,poderia ter sido algum outro caminho ,e qualquer um deles teria sido válidoe positivo,com certeza.
Mas foi a Dança do Ventre.
Entretanto,Dança do Ventre não emagrece.
E se fosse assim,deveria se considerar que Dança do Ventre engorda,porque já tive meus momentos de briga com a questão dancistíca e descontei sim na comida (atire a primeira pedra quem não faz isso!)
Mas num contexto geral,estou feliz e tenho conseguido me manter,sim.Tenho muita estria mesmo,flacidez ,peles que sobraram. Talvez um dia consiga fazer algum tratamento ou cirurgia para isso,mas no momento ,não posso parar de trabalhar ,então não encano.
Depois de alguns anos de dança , já bem mais magra (menos gorda) e de bem comigo mesma,eu sabia que mesmo indiretamente,a Dança do Ventre havia tido uma influência enorme nisso tudo.E fui  estudar,
até que me vi cursando Terapia Corporal Holistica ,e  esse conhecimento é que me fez entender tudo, e ao mesmo tempo basear novas pesquisas, e principalmente a prática consciente de tudo aquilo que aprendo,seja dançando ou ministrando aula.


4 comentários:

Silmara Colombo disse...

Harah, pense de outra forma. Se a aula de Dança do Ventre for bem na hora de uma refeição e a pessoa dançar ao invés de comer, vai emagrecer sim...rsrs Brincadeiras à parte, adorei o post.
Bjos

Andre Mansim disse...

Ola minha amiga!

Concordo em partes! A dança do ventre assim como tudo que se faz com gosto, aumenta a nossa auto estima e indiretamente emagrece!
Hahahahahahhaha entendeu!

Um beijão e tenha um lindo dia!

Andre Mansim disse...

Aliás acho que no final do seu texto vpcê quiz falar isso mesmo que eu falei né? Hahahahahahhahahahahahahaha.

Anônimo disse...

eu emagreci, perdi 15 quilos, mas foi tudo uma combinação entre a dança (me inscrevi em duas turmas, já planejando um aumento da carga de atividade física) + reeducação alimentar!

Mas sem essa reeducação, os exercícios feitos em aula, nunca fariam o mesmo efeito!